O Nosso Compromisso
Criar um Santuário Ecológico
Visão
Ética Ecológica, Valorização da Vida e Inclusão.
Transparência, Cooperação responsável e Inovação.
Sustentabilidade e Circuitos Curtos Agroalimentares.
Valores
Harmonia e Compaixão entre Pessoas, Animais e Natureza.
Respeito pela Vida e Dignidade de todos os Seres Vivos.
Regeneração e Preservação dos Ecossistemas.
Missão
Deixar um Legado Duradouro para as Gerações Futuras.
Práticas Ambientais Inovadoras e Responsáveis.
Educação, Valorização e Consciencialização da Comunidade.
O Nosso Alinhamento com os ODS*
O Que Estamos a Fazer
ODS 4 - Educação de Qualidade
O programa O Vale da Esteva Vai À Escola realiza educação ambiental em escolas, em Castelo Branco, criando hortas escolares e aulas práticas. Procura formar cidadãos conscientes e atuantes num contexto de adaptação às alterações climáticas.
ODS 5 -Igualdade de Género
O projeto promove igualdade de género, ao basear a contratação exclusivamente no mérito e qualificações dos candidatos.
ODS 6 - Água Potável e Saneamento
Através da instalação de fossas Premier Tech, o Vale da Esteva, garante um tratamento ecológico e eficiente das águas residuais, contribuindo para a redução da poluição hídrica e protecção dos lençóis freáticos.
Também o investimento previsto para a captação de aproveitamento das águas pluviais representa um exemplo de gestão sustentável da água, aumentando a resiliência em zonas secas.
ODS 7 - Energias Renováveis e Acessíveis
O Vale da Esteva, enquanto propriedade off-grid, tem total autonomia energética através da utilização de painéis solares (e apoio com gerador, quando necessário), demonstra uma solução concreta de acesso descentralizado e renovável à energia, alinhada com a transição energética e mostrando que é possível criar modelos de vida sustentáveis com baixo impacto ambiental.
ODS 8 - Trabalho Digno e Crescimento Económico
A valorização da comunidade local através da capacitação, cooperação e retorno financeiro do próprio projecto favorece um modelo de economia social inclusiva e regenerativa.
Experiências que valorizam e protegem a natureza, dinamizam a cultura e a economia local, com vista à sustentabilidade económica, social e ambiental.
ODS 12 - Consumo e Produção Responsáveis
O Vale da Esteva pratica uma agroecologia sustentável baseada na economia da biodiversidade e nos serviços ecossistêmicos, promovendo circuitos curtos agroalimentares e o uso consciente dos recursos naturais.
ODS 13 - Ação Climática
Práticas agrícolas sustentáveis que respeitam e favorecem o ambiente, são regenerativas, conservam os recursos naturais e promovem a melhoria do solo e a biodiversidade local. Estas práticas são uma resposta às alterações climáticas, procurando mitigar os impactos da desertificação e contribuindo para a captura de carbono.
ODS 15 - Vida Terrestre
Ao focar-se na Regeneração dos Ecossistemas do Vale da Esteva (REVE), no Parque Natural do Tejo Internacional (PNTI), na valorização da biodiversidade local e na proteção de espécies nativas, o Vale da esteva contribui diretamente para a conservação e uso sustentável dos ecossistemas terrestres.
ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes
A ligação da mentora, Cristina Xavier de Sousa, ao movimento Laudato Si’, demonstra um compromisso ético e espiritual com a justiça intergeracional, a paz ecológica e a ecologia integral. A abordagem do Vale da esteva, ao envolver comunidades, escolas, instituições locais e a comunidade, ao operar com transparência e valores éticos, contribui para promover uma cultura de paz e não violência, reforçar valores de cidadania activa e ecológica e inspirar decisões conscientes, participativas e sustentáveis.
ODS 17- Parcerias para os Objetivos
O projeto integra parcerias com entidades e empresas locais e participa em fóruns, fortalecendo a colaboração entre os sectores público, privado e académico.

* Este é o nosso entendimento e compromisso voluntário com os ODS, sem que tenha havido qualquer processo de certificação externa ou processo formal de verificação.
O Vale da Esteva é um projeto novo e em processo de desenvolvimento, esta certificação fará parte inclusiva do projeto de ecoturismo, que foi recentemente aprovado pelo ICNF e pela Câmara de Castelo Branco. Projeto este que se encontra agora na fase de captação de parcerias e investidores. Caso tenha interesse em conhecer em profundidade o projeto de ecoturismo envie e-mail para admin@valedaesteva.pt
Agroecologia e Agrofloresta
Práticas agrícolas sustentáveis que respeitam e favorecem o ambiente, são regenerativas, conservam os recursos naturais e promovem a biodiversidade local.
Turismo Regenerativo
Experiências que valorizam e protegem a natureza, dinamizam a cultura e a economia local, com vista à sustentabilidade económica, social e ambiental.
Sensibilização e Educação
Informação aos viajantes sobre a importância da conservação ambiental, das práticas agrícolas sustentáveis e como impactar positivamente os destinos.
Comunidade
Capacitação da comunidade local para acolhimento dos viajantes, dinamização da economia circular e divulgação das tradições e património natural e cultural da região.