Criar um Santuário Ecológico
Ética Ecológica, Valorização da Vida e Inclusão.
Transparência, Cooperação responsável e Inovação.
Sustentabilidade e Circuitos Curtos Agroalimentares.
Harmonia e Compaixão entre Pessoas, Animais e Natureza.
Respeito pela Vida e Dignidade de todos os Seres Vivos.
Regeneração e Preservação dos Ecossistemas.
Deixar um Legado Duradouro para as Gerações Futuras.
Práticas Ambientais Inovadoras e Responsáveis.
Educação, Valorização e Consciencialização da Comunidade.
Situado em pleno
Parque Natural do Tejo Internacional - PNTI, é graças à sua localização geográfica e às diferentes condições climáticas e topográficas, que o Vale da Esteva serve de refúgio para uma rica e diversificada vegetação e fauna.
O PNTI é conhecido pelas áreas de azinheira e montado, que são ecossistemas mediterrânicos característicos e fornecem habitat para uma variedade muito rica de espécies.
Também as áreas de matagal, de giesta e esteva são comuns na região, oferecendo uma beleza cénica única, bem como abrigo e alimento para diversas espécies de animais.
As áreas de vales e planaltos, têm pastagens e prados, que proporcionam alimento para herbívoros, como veados, e habitat para diversas aves e insetos.
O Parque, também, inclui zonas húmidas, como lagoas e áreas alagadas, que suportam uma diversidade de plantas aquáticas, incluindo juncos e nenúfares.
Aves de Rapina: a águia-real, o abutre-do-Egito, o grifo, o abutre-preto e o britango.
Mamíferos: lince-ibérico, o veado, o javali, o texugo, a lontra europeia e o lobo-ibérico.
Anfíbios e Répteis: salamandra-lusitana, e répteis, como o lagarto-de-água. Rios e ribeiras são o habitat ideal para peixes e diversos invertebrados aquáticos.
A região abriga várias espécies de fauna e flora endémicas, ou seja, espécies que são exclusivas dessa área. O Parque desempenha um papel importante na conservação de espécies ameaçadas, como o lince-ibérico e o abutre-preto, contribuindo para sua sobrevivência.
Práticas agrícolas sustentáveis que respeitam e favorecem o ambiente, são regenerativas, conservam os recursos naturais e promovem a biodiversidade local.
Experiências que valorizam e protegem a natureza, dinamizam a cultura e a economia local, com vista à sustentabilidade económica, social e ambiental.
Informação aos viajantes sobre a importância da conservação ambiental, das práticas agrícolas sustentáveis e como impactar positivamente os destinos.
Capacitação da comunidade local para acolhimento dos viajantes, dinamização da economia circular e divulgação das tradições e património natural e cultural da região.
Sede:
Urb. Quinta Dr. Augusto Beirão, 26C
6000-140 Castelo Branco PORTUGAL
+351 926 378 155
(chamada para a rede móvel nacional)