Ecologia Integral
"O ano de 2025 promete ser um annus mirabilis na vida da Igreja. Com um jubileu mundial, o 10º aniversário da Laudato Si’ e do Movimento Laudato Si’, o 800º aniversário do Cântico das Criaturas e uma importante conferência da ONU sobre as mudanças climáticas, 2025 será um ano de mudança.
Sem dúvida, o ano será uma grande aventura. Junte-se a nós nos principais momentos ao longo da jornada."
in https://laudatosimovement.org/pt/news/2025-um-ano-de-aventuras/
No contexto do Jubileu de 2025, a Igreja Católica lança uma iniciativa inovadora de educação ambiental: o Borgo Laudato Si'. Situado nos jardins pontifícios de Castel Gandolfo (a antiga residência de verão dos Papas, próximo de Roma), este programa foi idealizado pelo Papa Francisco para concretizar os princípios da encíclica Laudato Si' e promover uma verdadeira formação em ecologia integral entre fiéis e visitantes. Aberto a todos, o Borgo Laudato Si' oferece uma experiência imersiva de contacto com a natureza e aprendizagem, conectando espiritualidade, cuidado ambiental e inclusão social.
A Encíclica Papal Laudato Si' é um documento publicado pelo Papa Francisco em 2015, que aborda questões ambientais e sociais urgentes. Nesta carta, o Papa faz um apelo à proteção do meio ambiente e alerta sobre os impactos das mudanças climáticas e da degradação ambiental na vida das pessoas e na biodiversidade.
Esta carta enfatiza a responsabilidade moral de todas as pessoas em cuidar da criação divina, o que inclui a preocupação com a justiça social e económica.
Além disso, alerta sobre a interligação existente entre a degradação ambiental e as injustiças sociais, e incentiva a ações concretas em prol da sustentabilidade e do cuidado com a "casa comum".
Para além de CEO e Mentor do REVE, Cristina é Animator do Movimento Laudato Si'.
O Movimento Laudato Si' é uma iniciativa inspirada na encíclica Papal, tem como objetivo promover a consciencialização e a conversão ecológica e, simultaneamente, dar uma resposta aos desafios ambientais, morais e sociais delineados no documento.
As atividades promovidas pelo Movimento vão desde a educação ambiental, à promoção de estilos de vida mais simples e sustentáveis, defesa dos direitos dos povos indígenas e das comunidades afetadas pela exploração ambiental, até às iniciativas de justiça climática.
A população de Castelo Branco participou numa
Missa pelo Ambiente.
Uma iniciativa do Vale da Esteva, no âmbito do
Tempo da Criação 2024.
Passados oito anos desde a publicação da carta encíclica Laudato Si’, Sua Eminência, o Papa Francisco, percebe que não estamos ainda a reagir de maneira satisfatória. O mundo que nos acolhe continua a deteriorar-se e, quem sabe, a aproximar-se de um ponto de rutura.
Independentemente desta possibilidade, não há dúvida de que o impacto da mudança climática prejudicará cada vez mais a vida de muitas pessoas e animais. Todas as pessoas vão sentir os seus efeitos em termos de saúde, emprego, acesso a recursos, habitação, migrações forçadas e em muitas outras vertentes.
Laudate Deum é o título da mais recente Carta Papal, sobre a crise climática.
Ao adotar uma abordagem holística, inclusiva e centrada na ecologia integral e ao dinamizar ações educativas junto da comunidade, o Vale da Esteva promove a consciência ética e responsável em relação ao ambiente, pessoas e animais e está, assim, em sintonia com os princípios da conversão ecológica integral, declarados na Carta Papal.
Sede:
Urb. Quinta Dr. Augusto Beirão, 26C
6000-140 Castelo Branco PORTUGAL
+351 926 378 155
(chamada para a rede móvel nacional)